Fundecitrus

Pragas e Doenças

Uma diversidade de pragas e doenças afeta a citricultura brasileira. Por meio de pesquisas, o Fundecitrus, em parceria com outras instituições, busca oferecer aos citricultores e à comunidade científica um material de referência para a identificação, prevenção e controle das pragas e doenças mais frequentes ou impactantes nas principais regiões produtoras de citros do país.

Leprose / Ácaro-da-leprose

Cancro cítrico

Morte Súbita dos Citros (MSC)

Pinta preta

Podridão floral

Bicho-furão

Moscas-das-frutas

Mosca-negra

Ortézia

Pulgões

Minador-dos-citros

Escama farinha

Ácaro-da-falsa-ferrugem

Ácaro-branco

Ácaros tetraniquídeos

Ácaro-da-falsa-ferrugem

O ácaro-da-falsa-ferrugem-dos-citros (Phyllocoptruta oleivora) pertence à família Eriophyidae. Trata-se de uma espécie que infesta inúmeras espécies de plantas cítricas, incluindo laranjeiras, limoeiros, tangerineiras e limeiras. É uma praga-chave dos citros em diversas regiões do mundo, inclusive no Brasil.

É um ácaro diminuto, de coloração amarela e corpo em forma de cunha (cuneiforme). Apresenta apenas dois pares de pernas. As fêmeas adultas medem de 0,15 a 0,17 mm de comprimento por 0,07 mm de largura, enquanto os machos medem cerca de 0,14 mm de comprimento.

Durante o desenvolvimento biológico, o ácaro-da-falsa-ferrugem passa pelas fases de ovo, larva, ninfa e adulto. Quando se alimenta de laranja-doce (Citrus sinensis ‘Valência’), o período de incubação dos ovos dura cerca de 3,5 dias; o período larval, 2,1 dias; e o período ninfal, 1,6 dia. Assim, o ciclo de ovo a adulto é completado em aproximadamente 7 dias. Cada fêmea oviposita em torno de 11 ovos ao longo de sua vida.

O ácaro-da-falsa-ferrugem infesta frutos, folhas e ramos, preferindo locais menos expostos à radiação solar direta. As maiores populações são encontradas principalmente em frutos jovens. Está presente durante todo o ano nos pomares; no entanto, em laranja-doce, no estado de São Paulo, ocorre com maior intensidade entre os meses de dezembro e junho. Dissemina-se principalmente pelo vento.

Sintomas

Sintomas

Ácaro da ferrugem sintomas em frutos

Os sintomas são bem evidentes em frutos e folhas. Em frutos de laranja, caracterizam-se por machas negras com aspecto ferrugíneo, cuja intensidade varia de acordo com o nível de infestação. Em frutos de limões, limas e pomelos, durante o estágio inicial de crescimento dos frutos, surgem manchas prateadas. Em folhas, o ataque do ácaro causa manchas escuras e irregulares, principalmente nas bordas foliares, conhecidas como mancha-graxa.

Sintomas Ácaro da ferrugem em folhas

O ataque do ácaro-da-falsa-ferrugem provoca aumento da emissão de etileno, resultando em maturação precoce dos frutos. A coloração ferrugínea que surge nos frutos está associada à formação de lignina e à oxidação do citoplasma nas células epidérmicas. Em altas populações, o ataque do ácaro pode provocar queda de frutos entre 5% e 20%. Em limoeiros, o ácaro pode causar injúrias que acarretam perda do componente citral dos óleos essenciais da ordem de 30%, podendo chegar a 75% em ataques intensos.

Controle

Controle

O controle do ácaro-da-falsa-ferrugem começa com o monitoramento das populações. Os levantamentos devem ser realizados semanalmente ou, no máximo, a cada 15 dias. Recomenda-se amostrar entre 1% e 2% das plantas do talhão. O caminhamento na área durante a amostragem deve ser sistemático, de forma a cobrir todo o talhão.

Na planta selecionada, devem ser amostrados, aleatoriamente, quatro frutos ao redor da copa (um por quadrante). Os frutos a serem amostrados devem ter de 1,5 cm de diâmetro até a fase de maturação. Na ausência de frutos, devem ser amostradas 6 folhas por planta, também ao acaso. Nos frutos, realizam-se duas visadas nas laterais com lupa de bolso, em posições opostas, evitando a região mais exposta aos raios solares.

No caso das folhas, sugere-se duas visadas na parte basal, sendo uma na superfície superior e outra na inferior. Em seguida, deve-se contar o número de ácaros presentes em 1,0 cm² e anotar a visada com o maior número de ácaros por fruto ou folha.

O nível de controle depende do tipo de citros produzido e do destino da produção. Por exemplo: 5 ou mais ácaros por cm² para citros especiais de mesa; 20 ou mais para citros destinados ao consumo in natura; e 30 ou mais para citros destinados à indústria. O nível de controle sugerido é de 10% de frutos ou folhas infestadas, em qualquer uma das condições mencionadas.

Diversos acaricidas estão registrados para o controle do ácaro-da-falsa-ferrugem. Os ingredientes ativos mais utilizados são o enxofre e a abamectina. Além dos acaricidas químicos, há produtos biológicos disponíveis à base de Hirsutella thompsonii, que apresentam eficiência no controle desse ácaro em campo. Recomenda-se a rotação de produtos com diferentes modos de ação para evitar o aparecimento de populações resistentes.

Informações

Mais informações

Ácaros

Os ácaros estão entre as principais pragas dos citros, e diversas espécies ocorrem em plantas cítricas. No entanto, somente algumas espécies atingem o status de praga na citricultura. As principais pertencem às famílias Tenuipalpidae, Eriophyidae, Tetranychidae e Tarsonemidade.

Contribuição: Daniel Júnior de Andrade - Pesquisador e professor acarologista da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp de Jaboticabal.