ESTIMATIVA DA SAFRA DE LARANJA DO PARQUE CITRÍCOLA DE SÃO PAULO E TRIÂNGULO/SUDOESTE MINEIRO

Apresentação

O censo da citricultura e a estimativa de safra desenvolvidos pelo Fundecitrus têm impactos benéficos que ultrapassam as fronteiras das fazendas e colabora com toda a comunidade citrícola, uma vez que passam dados confiáveis sobre o setor.

Os resultados da Pesquisa de Estimativa de Safra – PES dão a real dimensão da citricultura e contribuem com o planejamento do futuro do setor e para que a cultura se mantenha como uma das mais importantes social e economicamente do estado de São Paulo, devido ao alto índice de geração de emprego e renda.

Anualmente, os agentes de pesquisa do Fundecitrus visitam propriedades do cinturão citrícola para coletar informações sobre o número de árvores produtivas e improdutivas, áreas irrigadas, variedades cultivadas, idade, quantidade de plantas, novos plantios ou erradicações.

A partir dos resultados, será possível fazer um planejamento mais adequado da produção e comercialização dos produtos que têm a laranja como matéria prima.

O método estatístico utilizado no censo e na previsão de safra do Fundecitrus é inédito. É resultado de uma junção do que de melhor era feito pelas indústrias de suco em seus próprios censos e previsões, desde 1987.

O aperfeiçoamento do método contou com a assessoria do departamento de Estatística da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCAV).

Os resultados da estimativa da safra são divulgados todo mês de maio, com reestimativas em setembro, dezembro e fevereiro, após acompanhamento do desenvolvimento dos frutos nos pés de laranja. O fechamento da safra é em abril, quando também é divulgado o tamanho dos frutos e a taxa de queda da safra.

O trabalho é desenvolvido em parceria com a Markestrat e FEA/USP e acompanhado por um comitê formado por citricultores e representantes de indústrias de suco.

Corpo Editorial

Lourival Carmo Monaco
Presidente do Fundecitrus

Antonio Juliano Ayres
Gerente Geral do Fundecitrus

Marcos Fava Neves
Coordenador Metodológico da PES, Professor Titular da FEA-RP/USP e conselheiro da Markestrat

Vinícius Gustavo Trombin
Coordenador Executivo da PES e sócio da Markestrat

José Carlos Barbosa
Analista de Metodologias e Professor Titular do Departamento de Ciências Exatas FCAV/UNESP

Fernando Alvarinho Delgado
Supervisor Técnico da PES/Fundecitrus

Renato Tadeu Rovarotto
Supervisor da PES/Fundecitrus

Roseli Reina
Supervisora da PES/Fundecitrus

FUNDECITRUS - FUNDO DE DEFESA DA CITRICULTURA
Av. Dr. Adhemar Pereira de Barros, 201 | CEP: 14807-040 - Vila Melhado - Araraquara - São Paulo
Tel: +55 16 3301-7000 / 0800-11-2155

FUNDECITRUS | FUNDO DE DEFESA DA CITRICULTURA - Todos os direitos reservados

Av. Dr. Adhemar Pereira de Barros, 201 | CEP: 14807-040 - Vila Melhado - Araraquara - São Paulo
Tel: +55 16 3301-7000 / 0800-11-2155