A primeira quinzena de novembro registrou o maior pico de brotações já observado pelo Alerta Psilídeo, alcançando 37,4%, o valor mais alto desde o início do monitoramento. O cenário acende um alerta para os citricultores, uma vez que o aumento das brotações está diretamente ligado ao crescimento da população do psilídeo, inseto vetor do greening.
Segundo o histórico da plataforma desenvolvida pelo Fundecitrus, a última vez que as brotações ultrapassaram 36%, na 1ª quinzena de agosto de 2023, por exemplo, a quinzena seguinte registrou a maior média de capturas já computada pelo Alerta: 8,4 psilídeos por armadilha.
De acordo com o coordenador do Departamento de Transferência de Tecnologia do Fundecitrus, Ivaldo Sala, várias regiões já apresentam altas expressivas nas infestações em comparação com a quinzena anterior. “Considerando as 23 regiões do nosso alerta, tivemos nesta quinzena um aumento médio de 6% na captura do inseto. No mesmo período do ano passado, esse crescimento foi de 50%”, explica.
ORIENTAÇÕES
Com o aumento das brotações e a retomada das capturas, é fundamental que o citricultor intensifique o monitoramento do pomar e mantenha as áreas sempre protegidas. Também é essencial manter a frequência de aplicação programada, respeitando os intervalos recomendados e priorizando produtos de maior eficácia. Sala destaca ainda a importância da atuação coletiva entre produtores. “Quando citricultores vizinhos trabalham de forma coordenada, evitamos reinfestações e ganhamos eficiência. As chuvas podem reduzir momentaneamente as capturas, mas favorecem novas brotações. Isso costuma anteceder picos populacionais do psilídeo. Por isso, a próxima quinzena será decisiva para evitar que a pressão da praga aumente e, consequentemente, o risco de disseminação do greening”, enfatiza.
O Alerta Psilídeo, ferramenta gratuita disponibilizada pelo Fundecitrus, tem a função de antecipar cenários de risco, indicando, com base em dados coletados no campo, os momentos em que a pressão do inseto tende a aumentar. Os registros desta quinzena reforçam a importância de acompanhar de perto as informações da plataforma e ajustar o manejo conforme as sinalizações.






