O Fundecitrus se reuniu com citricultores de Santa Salete (SP) para discutir e definir estratégias conjuntas de combate ao greening. Participaram do encontro cerca de seis citricultores da região.
Durante a reunião, foram abordadas as práticas essenciais de manejo integrado, como a pulverização correta, a eliminação de plantas contaminadas e a detecção precoce dos sintomas da doença. Um dos pontos discutidos foi a importância do manejo regional, ou seja, a realização coordenada dessas ações por todas as propriedades da região, especialmente em municípios com grande número de pequenas propriedades.
Segundo o engenheiro-agrônomo do Fundecitrus Éder Cardoso a iniciativa faz parte de uma mobilização regional para conter o avanço do greening e garantir a sustentabilidade da citricultura, atividade de grande importância para a economia do município. “O manejo coletivo é decisivo para evitar a propagação do psilídeo e prevenir a disseminação da doença. Além do monitoramento constante, da pulverização em conjunto, da capacitação dos trabalhadores e da troca de informações entre os produtores, o trabalho de conscientização é fundamental para o sucesso das ações”, afirma Cardoso.
Essas reuniões fazem parte de uma estratégia contínua de orientação e apoio técnico aos citricultores, com o objetivo de preservar a sanidade dos pomares e a produtividade da citricultura na região.