O Fundecitrus realizou, na última quarta-feira (20), uma palestra técnica para 30 alunos de agronomia da Universidade Presidente Antônio Carlos – Unipac, em Uberlândia (MG), com o objetivo de discutir os desafios fitossanitários na citricultura.
A engenheira-agrônoma do Fundecitrus Verônica Kastalski foi quem conduziu a palestra. Segundo ela, o momento foi importante para aproximar os futuros profissionais da realidade da citricultura. “É uma oportunidade única para poder trazer um pouco das culturas e das doenças que a citricultura enfrenta, principalmente em relação ao greening, para estudantes que já estão quase se formando. Eles vão entrar no setor, atuar aqui na região do Triângulo Mineiro, e muitos não sabiam nada sobre a doença. É uma região que está cada vez mais aumentando os cultivos de citros, principalmente laranja”, destaca.
Além do greening, principal doença da citricultura, outros temas foram abordados, como cancro cítrico, pinta preta e podridão floral. A palestra também serviu para reforçar a relevância do Triângulo Mineiro no cenário citrícola brasileiro. Com o avanço das áreas de cultivo na região, cresce a necessidade de profissionais capacitados para lidar com os desafios fitossanitários que impactam diretamente a produtividade e a sustentabilidade da atividade.






