Na última semana, foi realizada a 6ª edição da Festa Literária de Piracicaba (Flipira). O evento, que já se consolidou no calendário cultural da cidade, é voltado à literatura, produção literária, leitura e cultura local, com o objetivo de fomentar o hábito da leitura, valorizar autores e obras, promover oficinas, contações de histórias, concursos literários e envolver escolas, instituições culturais e a comunidade em geral.
Nesta edição, o Fundecitrus foi convidado a participar com a distribuição do novo gibi “Uma aventura no pomar”, um material desenvolvido especialmente para o público infantil. A publicação utiliza a tecnologia de realidade aumentada, acessível por meio de um QR-code que direciona para uma experiência interativa, na qual elementos digitais são sobrepostos ao mundo real, tornando a leitura ainda mais atrativa. De maneira acessível, o conteúdo apresenta informações sobre a citricultura e o greening.
A entrega dos gibis foi feita pela professora titular do Departamento de Ciências Biológicas da Esalq/USP Beatriz Appezzato da Glória. A docente explica que a ideia inicial era apresentar parte das atividades do Grupo de Extensão em Morfologia Vegetal (GEMOV), que trabalha com ensino e divulgação científica por meio de uma coleção de frutos e sementes, exibidos com o auxílio de um estereomicroscópio, recurso que desperta a curiosidade e o interesse das crianças. No entanto, ao observar a expressiva participação do público infantojuvenil na Flipira, a professora propôs incluir também a distribuição dos gibis do Fundecitrus. “A feira foi uma oportunidade de dar maior visibilidade às atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas na Esalq e, com foco no projeto CPA Citros, propus também a distribuição dos gibis do Fundecitrus, uma ferramenta lúdica e educativa que apresenta, de forma acessível, temas importantes sobre a citricultura”, destaca.
A professora também reforça a importância de eventos como a Flipira na aproximação entre universidade e sociedade. “Esses encontros inspiram as novas gerações, despertando nelas o gosto pela ciência, pela natureza e pelo conhecimento”, afirma.
O coordenador da Pesquisa de Estimativa de Safra (PES) do Fundecitrus, Guilherme Rodriguez, destaca a importância da presença de um material da instituição na Flipira. “Mais do que informar, o gibi contribui para a conscientização sobre a defesa da citricultura, envolvendo também as crianças nessa missão. A feira promove o encontro entre ciência, educação e criatividade, princípios que estão alinhados com os objetivos do gibi. O Fundecitrus apoia iniciativas literárias como esta por acreditar no poder transformador da leitura”, ressalta.






