O Fundecitrus se reuniu com um grupo de citricultores da região de Sud Mennucci, no interior de São Paulo, com o objetivo de discutir estratégias eficazes no combate ao greening e definir um plano de manejo regional.
Durante o encontro, foram debatidas ações fundamentais, como a inspeção e eliminação de plantas doentes, o controle rigoroso do psilídeo e a necessidade de um trabalho conjunto entre os produtores da região. Os participantes destacaram o aumento da população de psilídeos observado recentemente, inclusive nos alertas emitidos, o que reforça a urgência de medidas coordenadas.
O engenheiro-agrônomo do Fundecitrus Éder Cardoso ressaltou que a região de Sud Mennucci se destaca por ter um número reduzido de produtores, embora com grandes propriedades. Esse fator facilita a adoção de um manejo regional em conjunto, já que todos os produtores presentes se mostraram engajados com a execução coordenada das ações propostas. “Discutimos a importância da rotação de produtos com diferentes grupos químicos e da eliminação de plantas doentes. O uso de produtos de qualidade e o alinhamento das datas de aplicação são fatores fundamentais para o sucesso do manejo. A união entre os citricultores é essencial para a proteção da citricultura local”, afirma.