Notícias

Fundecitrus realiza encontro multissetorial para o projeto “Save the Orange”

Fundecitrus realiza encontro multissetorial para o projeto “Save the Orange”

No início deste mês, o Fundecitrus recebeu representantes de diversos setores que estão se unindo em uma iniciativa liderada pela The Coca-Cola Company. O projeto “Save the Orange” é uma colaboração para combater o greening dos citros por meio do uso de inteligência artificial generativa proprietária. O projeto reúne empresas globalmente reconhecidas, centros de pesquisa e instituições acadêmicas, incluindo o Fundecitrus, a Invaio Sciences e o Generative Impact Consortium do Massachusetts Institute of Technology (MIT), para acelerar pesquisas, simulações e o desenvolvimento de soluções inovadoras.

Durante o encontro, representantes das instituições parceiras se reuniram para explorar as bases da colaboração e conhecer mais sobre as linhas de pesquisa do Fundecitrus voltadas ao manejo do greening e ao desenvolvimento de tecnologias aplicáveis ao campo.

Segundo Nicholas Kretchman, diretor de Ciência e Tecnologia de Citros da Coca-Cola, a empresa busca conectar especialistas com habilidades complementares que possam contribuir para o enfrentamento da doença. “Essa doença tem impactado nossos negócios, nossas comunidades e nossos parceiros de produção. A ideia é reunir pessoas capazes de contribuir para encontrar uma solução para esse problema”, explica.

Como membro do projeto Save the Orange, o Fundecitrus fornecerá orientação científica e técnica, além de colaborar na transferência das soluções desenvolvidas para o setor produtivo, fortalecendo a ponte entre a ciência global e a prática agrícola. “Essa parceria reúne ciência, inovação e tecnologia em torno de um objetivo comum: desenvolver soluções para proteger a produção global de citros. Para o Fundecitrus, é uma oportunidade de compartilhar o conhecimento acumulado ao longo de duas décadas de pesquisa sobre o greening e, ao mesmo tempo, ajudar a garantir que os avanços tecnológicos cheguem mais rapidamente ao campo”, destaca o diretor-executivo do Fundecitrus, Juliano Ayres.