O 66º episódio do Fundecitrus Podcast traz orientações sobre a podridão peduncular, doença causada por fungos do gênero Botryosphaeria (conhecidos como fungos Bot), que tem preocupado citricultores em diferentes regiões produtoras. O pesquisador do Fundecitrus Geraldo Silva Junior e o pós-doutorando Thiago Carraro participaram da conversa, conduzida pelo jornalista Rodrigo Brandão, explicando as causas do aumento dos casos e as principais estratégias de manejo.
Durante o episódio, Geraldo destacou que o surgimento de sintomas da doença em campo é um fenômeno recente, embora os fungos já fossem conhecidos. “A gente acredita que esse aumento não foi só em citros. Ele aconteceu no mundo todo no que a gente chama de plantas lenhosas, como videira, macieira, pistache, nozes, amêndoas. O que imaginamos é que o aumento de temperatura global causou um estresse na planta que deu o start para que o fungo se tornasse patogênico e causasse esses surtos que estamos vendo agora”, explicou.
Thiago complementou explicando o comportamento peculiar dos fungos Bot e como fatores de estresse nas plantas estão diretamente relacionados à manifestação dos sintomas. “Esses fungos têm um comportamento muito peculiar, eles estão presentes no tecido da planta sem causar sintomas, mas quando a planta está sob condição de estresse, por uma poda drástica, calor intenso, déficit hídrico, deficiência nutricional ou até mesmo greening, eles mudam de comportamento e passam a ser patogênicos”, reforçou.
O episódio completo desta edição você encontra no canal do Fundecitrus no YouTube e nas principais plataformas de áudio.






