Notícias

Fundecitrus participa do 3º Workshop Pragas de Difícil Controle, em Piracicaba (SP)

Fundecitrus participa do 3º Workshop Pragas de Difícil Controle, em Piracicaba (SP)

O Fundecitrus participou, na semana passada, do 3º Workshop Pragas de Difícil Controle – Diaphorina citri, realizado em Piracicaba (SP). O evento discutiu estratégias e soluções avançadas em Manejo Integrado de Pragas (MIP) e reuniu especialistas que são referência na área.

O engenheiro-agrônomo do Fundecitrus Arthur Tomaseto apresentou a palestra “Efeito do clima sobre o psilídeo”, destacando como as variações climáticas influenciam o comportamento do inseto e avanço do greening.

Durante a apresentação, Tomaseto reforçou a importância de manter o rigor no controle do psilídeo, mesmo diante da redução populacional observada em algumas regiões do cinturão citrícola. “Os estudos apontam que algumas regiões são mais favoráveis e outras menos favoráveis à ocorrência do inseto. A região sudoeste, por exemplo, historicamente tem registrado temperaturas baixas nos últimos anos, o que desfavorece o aumento da população do psilídeo. Por isso, reforcei a importância do manejo integrado e contínuo. Compreender como o clima interfere na biologia do psilídeo e adaptar as ações de controle conforme as condições de cada região é essencial para manter a citricultura mais protegida e sustentável”, afirma.

O encontro também contou com a participação do pesquisador parceiro do Fundecitrus, Leandro Peña, da Universidade Politécnica de Valência (Espanha), que encerrou o evento com uma palestra magna sobre os desafios globais do greening e o papel da biotecnologia no desenvolvimento de soluções inovadoras para o controle da doença no futuro.