O Fundecitrus marcou presença na 47ª edição da Expotrês – Exposição Agropecuária de Três Lagoas (MS), realizada na semana passada. O engenheiro-agrônomo Éder Cardoso representou a instituição em uma mesa-redonda que discutiu a importância e os desafios da citricultura brasileira.
Nesta edição, além dos tradicionais shows e leilões, a feira ganhou destaque pela ampliação da programação técnica voltada aos produtores rurais, com palestras sobre temas relevantes para a atualização dos profissionais do campo.
A citricultura está em plena expansão no Mato Grosso do Sul. Impulsionado por investimentos de grandes empresas do setor, o estado aposta na geração de empregos, desenvolvimento sustentável e na consolidação como um novo polo nacional de produção de laranja. “Participar desse debate foi essencial para reforçar a necessidade de seguir a legislação estadual no cultivo de citros, como medida fundamental para manter a sanidade e a sustentabilidade da produção. Diante do grande desafio que é o greening, é fundamental que os produtores escolham áreas adequadas para o plantio, adquiram mudas certificadas e adotem um controle rigoroso de pragas e doenças”, explica.
Também participaram da mesa-redonda a Senadora do Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina Correa; o prefeito de Três Lagoas, Dr. Cassiano Maia; o secretário de Meio Ambiente e Agronegócio, José Mauro De Grandi Junior; o fiscal estadual agropecuário da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do MS (IAGRO), Marcio Regys; o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, na Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC), Rogério Beretta; a secretária municipal de Meio Ambiente e Agronegócio, Mariana Amaral; e o produtor de citros da Fazenda Paraíso, Eduardo Garbin Sgobi.
O evento foi organizado pelo Sindicato Rural de Três Lagoas.