Notícias

Fundecitrus é homenageado na IFU Juice Conference 2025

Fundecitrus é homenageado na IFU Juice Conference 2025

Na última quarta-feira (12) foi realizada a IFU Juice Conference 2025, evento organizado pela International Fruit and Juice Association (IFU) em parceria com a CitrusBR, que voltou ao Brasil após 34 anos e reuniu representantes da cadeia global de sucos. Durante a conferência, o Fundecitrus foi homenageado pelo trabalho desenvolvido no setor.

Todos os anos, a IFU realiza uma homenagem a uma entidade ou profissional de destaque. Nesta edição, o reconhecimento foi concedido ao Fundecitrus pelos mais de 47 anos em prol da citricultura, com foco em pesquisa aplicada, apoio técnico ao produtor e desenvolvimento de ferramentas e tecnologias, como o Alerta Psilídeo, estimativas de safra, censo citrícola, e pesquisas sobre doenças.

O diretor-executivo do Fundecitrus, Juliano Ayres, recebeu o troféu simbólico durante a cerimônia e destacou a importância do momento. “É muito honroso receber uma homenagem como essa. Ela mostra que todo o trabalho desenvolvido está sendo reconhecido por entidades internacionais que acompanham o setor de perto. É um reconhecimento coletivo, que representa a dedicação de toda a equipe do Fundecitrus ao longo dos anos”, afirma.

Também participaram da cerimônia os pesquisadores Nelson Wulff e Patrícia Monteiro, que integraram a comitiva da instituição no evento.

A edição de 2025 contou com a presença de cerca de 280 participantes de diversos países, incluindo distribuidores da indústria de sucos, fornecedores, associações e universidades.

Visita técnica no Fundecitrus

Na noite da quinta-feira (13), os participantes internacionais da conferência realizaram uma visita técnica à sede do Fundecitrus, em Araraquara (SP). A atividade fez parte da programação oficial do evento e teve como objetivo apresentar de perto a estrutura da instituição, suas linhas de pesquisa, ferramentas de monitoramento e atuação junto aos produtores.

Os convidados puderam conhecer as áreas de atuação e sistemas de suporte ao campo desenvolvidos pelo Fundecitrus. A experiência também foi uma oportunidade para demonstrar os esforços da instituição em inovação, sustentabilidade e enfrentamento dos principais desafios da citricultura brasileira.