O Fundecitrus participou, na última terça-feira (17), do evento “Santa Cruz Alimenta 2025”, realizado em Santa Cruz do Rio Pardo (SP), com o objetivo de debater a importância da sustentabilidade na citricultura. O encontro reuniu profissionais da área de alimentação e da indústria, com uma programação de palestras voltadas aos desafios do mercado e às tendências de consumo.
Durante o evento, o engenheiro-agrônomo do Fundecitrus Murilo Piccin destacou os impactos positivos da citricultura em todo o cinturão citrícola, como a geração de empregos, renda e arrecadação de impostos. Ele também enfatizou o protagonismo do setor em práticas sustentáveis, especialmente no manejo de pragas e doenças. “A citricultura é um modelo de referência dentro do agronegócio quando se trata de sustentabilidade. Ela é essencial por diversas razões, que envolvem não apenas a preservação ambiental, mas também a viabilidade econômica e social da atividade”, explicou.
No final da palestra, Piccin apresentou o guia “Boas Práticas do Empregador na Citricultura”, uma publicação inédita do Fundecitrus que reúne orientações essenciais sobre a legislação trabalhista voltada ao setor. O material oferece informações sobre boas práticas no ambiente de trabalho, desde o cumprimento das normas legais até os cuidados com a saúde, a segurança e a valorização dos trabalhadores que fazem a citricultura acontecer.






