Notícias

Fundecitrus discute manejo de greening no 20º Seminário da Citricultura Goiana

Fundecitrus discute manejo de greening no 20º Seminário da Citricultura Goiana

O Fundecitrus participou, nesta semana, do 20º Seminário da Citricultura Goiana, realizado em Goiânia (GO), que neste ano teve como tema “Citros em Evolução – Tecnologias e inovação para uma produção mais eficiente”. No encontro, a engenheira-agrônoma da instituição Verônica Kastalski apresentou a palestra “Manejo eficiente do greening no estado de Goiás”, destacando estratégias de monitoramento e controle da doença.

Com a expansão da citricultura no estado, torna-se essencial que os produtores adotem medidas eficazes de combate a pragas e doenças, especialmente o greening e seu vetor, o psilídeo. “Nosso objetivo é mostrar que em regiões como Goiás, onde a citricultura vem ganhando força, é fundamental manter o monitoramento do inseto e adotar as medidas de erradicação de plantas contaminas para manter a incidência da doença em níveis baixos. O greening é a nossa maior preocupação, visto que é uma doença patrimonial”, destaca.

A engenheira-agrônoma reforçou ainda que o primeiro passo nessa batalha é o monitoramento constante do psilídeo nos pomares, com o apoio das tecnologias disponíveis. Uma delas, gratuita, é o Alerta Psilídeo, ferramenta desenvolvida pelo Fundecitrus para auxiliar os citricultores na escolha de produtos.

O pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura no Fundecitrus, Eduardo Girardi, também participou do encontro apresentando a palestra “Variedade de copa e porta-enxerto”. O evento contou com a participação de cerca de 140 pessoas, entre produtores, pesquisadores e técnicos, promovendo a troca de conhecimentos e o debate sobre práticas inovadoras que contribuem para a sustentabilidade e o aumento da produtividade da citricultura goiana.