Notícias

Fundecitrus discute estratégias de controle da leprose e greening em simpósio internacional

Fundecitrus discute estratégias de controle da leprose e greening em simpósio internacional

O Fundecitrus participou, nesta segunda-feira (30), da 16ª edição do Simpósio Internacional de Epidemiologia de Vírus de Plantas (ISPVE), realizado em São Paulo. O evento, que segue até quinta-feira (3), reúne cerca de 200 pesquisadores de 31 países e promove a troca de conhecimento entre especialistas em epidemiologia de vírus e outros patógenos de plantas transmitidos por vetores. Ao longo da semana, os participantes apresentam resultados de pesquisas e debatem os impactos sociais e econômicos das epidemias virais em plantas, além dos desafios para enfrentá-las de forma inteligente, eficiente e sustentável no século XXI.

Representando o Fundecitrus, o pesquisador Renato Bassanezi integrou a comissão organizadora do simpósio e participou da sessão de Epidemiologia Geral, na qual ministrou a palestra “Estratégias baseadas em epidemiologia para importantes doenças transmitidas por vetores dos citros no Brasil: Leprose e greening”.

Durante o evento, também foram apresentados resultados de experimentos conduzidos pela pós-doutoranda do Fundecitrus Isabela Primiano, que demonstram a eficácia de aplicações mais frequentes de inseticidas durante o período de novas brotações no controle da transmissão do greening. “Acreditamos que o conhecimento gerado por esses estudos é essencial para orientar os citricultores na adoção de estratégias mais eficientes e sustentáveis de manejo, reduzindo o impacto das doenças e contribuindo para a produtividade dos pomares”, destaca Bassanezi.

Visitas

No último dia do evento, os participantes farão uma visita ao Centro de Citricultura Sylvio Moreira (CCSM), em Cordeirópolis (SP), e a pomares de citros na região. Durante a visita, conhecerão o banco de germoplasma de citros e as principais pesquisas desenvolvidas no local. Também serão abordadas algumas das principais doenças que afetam os citros, como greening, leprose e cancro cítrico. 

Desde sua criação, em 1981, o simpósio já foi sediado em diversos países, incluindo Reino Unido, Austrália, Estados Unidos, França, Itália, Israel, Espanha, Alemanha, Peru, Índia, Tanzânia e Coreia do Sul.