Notícias

Fundecitrus discute controle do greening em congresso de fitopatologia em Lavras (MG)

Fundecitrus discute controle do greening em congresso de fitopatologia em Lavras (MG)

O Fundecitrus participou, nesta quarta-feira (6), do 54º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, realizado em Lavras (MG). O pesquisador da instituição Renato Bassanezi ministrou a palestra “HLB dos citros: dificuldades de controle e alternativas para o futuro”, durante a sessão dedicada a doenças causadas por patógenos transmitidos por vetores.

Com o tema “A ciência e a prática unidas em prol da fitopatologia”, o evento bienal tem como objetivo reunir profissionais do ensino, pesquisa e extensão dos setores público e privado, além de estudantes de graduação e pós-graduação do Brasil e do exterior, e representantes dos diversos segmentos das cadeias produtivas. “Ampliar a discussão sobre o greening é fundamental para integrarmos conhecimentos e buscarmos, em conjunto, soluções mais eficazes para o controle da doença. A troca de experiências com pesquisadores de diferentes áreas fortalece o avanço das alternativas que visam garantir a sustentabilidade da citricultura no país”, afirma Bassanezi.

Além dele, também participam do congresso os pós-doutorandos do Fundecitrus Eduardo Gorayeb e Beatriz Sanches, além da estagiária Carolina Beato. Os trabalhos apresentados abordam temas como o controle biológico do cancro cítrico, a avaliação do uso de caulim no manejo da podridão floral e a aplicação de oxitetraciclina (OTC) no combate à bactéria causadora do greening. A mestranda Maria Eduarda Tardim, da Esalq/USP, em parceria com o Fundecitrus, também apresentou uma pesquisa sobre o uso de actinobactérias no controle do cancro cítrico. Ao todo, cerca de 900 pessoas participaram do congresso.