Notícias

Controle do psilídeo é tema de palestra para citricultores de Paranaíba (MS)

Controle do psilídeo é tema de palestra para citricultores de Paranaíba (MS)

O Fundecitrus participou, nesta terça-feira (1º), do evento “Desafios e Oportunidades na Citricultura”, em Paranaíba (MS), que teve como objetivo debater os principais desafios da citricultura, capacitar produtores locais, promover o uso de boas práticas agrícolas e fortalecer a cadeia citrícola do Mato Grosso do Sul frente às ameaças fitossanitárias.

Durante o evento, o pesquisador do Fundecitrus Wellington Ivo Eduardo ministrou palestra sobre a importância do controle do psilídeo, destacando a necessidade do manejo externo, do monitoramento eficiente e do uso correto de inseticidas. “É fundamental que os citricultores realizem o manejo conjunto com as propriedades vizinhas para, assim, aumentar a eficácia. Eventos como esse são importantes para engajar os produtores na adoção de práticas sustentáveis e eficientes contra a doença”, afirma.

Também esteve presente o pós-doutorando no Fundecitrus Eduardo Gorayeb, que apresentou os principais sintomas do greening e reforçou a importância da identificação imediata da doença nos pomares. “É essencial saber identificar os primeiros sintomas, pois o greening pode chegar facilmente e se espalhar rapidamente por pomares que não seguem as medidas de controle. A adoção de estratégias, como a eliminação de plantas doentes e o uso de mudas certificadas são ações essenciais para evitar a entrada da doença nos pomares de citros”, destaca.

Realizado no Auditório do Sindicato Rural, o encontro reuniu cerca de 25 produtores rurais e profissionais do setor.