O Citros em Foco de Itápolis, promovido pelo Fundecitrus nesta quarta-feira (22), reuniu mais de 100 participantes, entre produtores, técnicos e profissionais ligados à citricultura. O evento destacou o atual cenário da produção na região, que volta a ganhar força com o aumento de novos plantios.
O engenheiro-agrônomo do Fundecitrus Sérgio Nascimento, um dos palestrantes, abordou o panorama da citricultura regional e nacional, ressaltando a importância de Itápolis no contexto histórico do setor. “A citricultura de Itápolis já foi muito grande e, hoje, vive um momento de retomada, com muitos plantios novos surgindo”, afirmou.

O engenheiro destacou ainda a relevância de encontros como o Citros em Foco para a troca de informações e atualização técnica. “Foi um evento muito positivo, com ótima participação dos produtores de toda a região. São momentos que fortalecem o diálogo entre produtores e pesquisadores, aproximando o conhecimento gerado pelo Fundecitrus da realidade do campo”, completou.
Em seguida, o pesquisador Eduardo Gorayeb apresentou as pesquisas de mitigação do greening conduzidas pelo Fundecitrus, com destaque para os resultados obtidos na safra 2024/2025. Os experimentos envolvem o uso de fertilizantes, bioestimulantes, indutores de resistência e reguladores vegetais, que vêm mostrando avanços promissores.
“Falamos sobre os resultados dos experimentos de mitigação gerados pelo Fundecitrus, incluindo uma série de fertilizantes, bioestimulantes, indutores de resistência e reguladores comerciais que estão sendo avaliados em campo”, explicou Gorayeb.
O pesquisador também apresentou os avanços recentes com o uso da oxitetraciclina, testada em casa de vegetação e em campo. “É uma molécula que passou a ser testada em dois experimentos no campo neste ano, e quem sabe futuramente nós possamos trazer novos resultados”, completou.






