São José do Rio Preto (SP) recebeu mais uma edição do Citros em Foco, evento promovido pelo Fundecitrus, na noite da última quinta-feira (28). A reunião contou com a participação de cerca de 60 citricultores e profissionais do setor, que tiveram a oportunidade de entender um pouco mais sobre estratégias de combate ao greening e sobre o uso de reguladores na citricultura.
O engenheiro-agrônomo Olavo Bianchi apresentou o tema “Enfrentando o greening: estratégias que dão resultado”, destacando que o manejo da doença exige disciplina e rigor. “Os pilares para o manejo do greening devem ser seguidos de forma rigorosa! Desde a escolha do local adequado, mudas de qualidade, eliminação das plantas doentes e controle do inseto vetor, com o uso de inseticidas eficientes nas doses e frequência adequadas”, afirmou.
Em seguida, o pesquisador Eduardo Gorayeb falou sobre as pesquisas de mitigação do greening conduzidas pelo Fundecitrus, destacando os resultados obtidos na safra 2024/2025 em experimentos de mitigação conduzidos pela instituição, envolvendo fertilizantes, bioestimulantes e indutores de resistência, além de testes com reguladores vegetais. “Falamos sobre os resultados dos experimentos de mitigação gerados pelo Fundecitrus, incluindo uma série de fertilizantes, bioestimulantes, indutores de resistência e reguladores comerciais que estão sendo avaliados em campo”, explicou.
Gorayeb também apresentou avanços recentes em pesquisas com a oxitetraciclina em casa de vegetação e em campo. “É uma molécula que passou a ser testada em dois experimentos no campo neste ano, e quem sabe futuramente nós possamos trazer novos resultados”.
O evento foi encerrado com uma sessão conjunta de perguntas e discussão geral, permitindo aos participantes aprofundarem dúvidas e trocarem experiências diretamente com os palestrantes.






