Notícias

Citricultores de Urupês (SP) participam de palestra sobre pragas da citricultura

Citricultores de Urupês (SP) participam de palestra sobre pragas da citricultura

O Fundecitrus se reuniu, nesta quarta-feira (13), com citricultores de Urupês (SP) para discutir sobre as principais pragas que afetam os pomares de citros. O encontro integrou um ciclo de eventos técnicos voltados à citricultura e corresponde ao quarto módulo da série, que abordou a necessidade de cuidados específicos com os ácaros vetores de doenças, minador-dos-citros, lagartas, mosca-negra e mosca-branca. O evento aconteceu no Sindicato Rural de Urupês e reuniu cerca de 25 citricultores e representantes do setor citrícola.

O engenheiro-agrônomo do Fundecitrus, Sérgio Nascimento, destacou a importância desses encontros para orientar os citricultores quanto às práticas adequadas de manejo das pragas e doenças que impactam diretamente a produtividade dos pomares, gerando perdas significativas na colheita e prejuízos econômicos. “Durante o encontro, apresentei as estratégias mais eficazes de controle e a importância da identificação precoce dos sintomas. É essencial que os citricultores estejam atentos e adotem o monitoramento contínuo e preventivo para evitar o avanço dessas pragas. A integração de práticas culturais, como a eliminação de restos de poda e a manutenção da sanidade das plantas, também é uma ferramenta importante no manejo”, afirma Nascimento.

Nos módulos anteriores, foram abordados os temas greening, cancro cítrico e doenças fúngicas. O ciclo de palestras continua nos meses de setembro e outubro, com mais dois módulos: um novo encontro sobre pragas e outro sobre Tecnologia de Aplicação. A iniciativa tem como objetivo promover a troca de experiências entre os produtores e incentivar o uso de boas práticas agrícolas no enfrentamento dos principais desafios da citricultura.