O Avalia Psilídeo ultrapassou a marca de 100 populações testadas para eficácia dos inseticidas no início de outubro, chegando a 104. Na última atualização do sistema, foram inseridos dados da eficácia dos inseticidas em nove populações do inseto coletadas em seis regiões paulistas: Bebedouro, Santa Cruz do Rio Pardo, Araraquara, Avaré, Limeira e Casa Branca.
Com isso, o Avalia Psilídeo consolida-se como uma das principais ferramentas de apoio ao manejo do inseto transmissor do greening, reunindo resultados de eficácia dos inseticidas em populações coletadas em diferentes áreas do cinturão citrícola paulista e mineiro. Essas informações ampliam o conhecimento sobre os inseticidas utilizados no campo, permitindo decisões mais assertivas e regionais no controle do psilídeo.
O pesquisador do Fundecitrus Wellington Ivo Eduardo explica que a ferramenta ainda será expandida para novas regiões. “O Avalia Psilídeo é uma ferramenta fundamental no manejo do inseto e, consequentemente, do greening. Ela traduz o esforço de pesquisa em informações práticas para o campo. E, em breve, o sistema também vai englobar as regiões de expansão da citricultura, como o Mato Grosso do Sul e Minas Gerais”, destaca o pesquisador.
Desenvolvido pelo Fundecitrus, o Avalia Psilídeo compila dados de experimentos de campo e oferece filtros por região, grupo químico, ingrediente ativo e data, facilitando a escolha das melhores estratégias de controle para cada realidade produtiva.