O Fundecitrus recebeu, nesta terça-feira (14), cerca de 220 alunos do Centro de Educação (CE) Fundecitrus, de Araraquara (SP), para um evento pedagógico e educativo organizado em parceria com a escola. A programação incluiu uma palestra descontraída sobre citricultura, a apresentação das principais pragas e doenças que afetam os pomares, visita aos laboratórios e à estufa, além de um momento de confraternização com pipoca e suco de laranja.
A diretora da escola, Renata Fabiana Alexandre, destacou a importância da atividade para ampliar o conhecimento dos alunos e despertar o interesse pela ciência. “A visita aproximou os estudantes do universo da pesquisa e abriu horizontes para possíveis carreiras de atuação. Muitos professores também vieram pela primeira vez e ficaram surpresos com o trabalho desenvolvido pelo Fundecitrus. Agora, o nome Fundecitrus passa a ter um novo significado para todos nós”, afirmou.
PARCERIA
O Centro de Educação Fundecitrus completou 28 anos em 2025 quando o Fundecitrus cedeu ao poder público municipal o terreno onde a escola está construída. O centro surgiu com o objetivo de contribuir para a erradicação do trabalho infantil no setor citrícola, uma realidade comum na época, quando trabalhadores da colheita de laranja precisavam levar os filhos para o campo. “O Centro de Educação Fundecitrus representa um exemplo de como a parceria entre o setor produtivo e o poder público pode transformar realidades. Para nós, é motivo de orgulho ver que uma iniciativa criada a tanto tempo continua contribuindo para o desenvolvimento social, despertando o interesse das crianças pela ciência e aproximando-as da citricultura, que é parte essencial da economia do nosso estado”, diz o diretor-executivo de Fundecitrus, Juliano Ayres.
Hoje, o CE Fundecitrus atende gratuitamente crianças de 6 a 14 anos, matriculadas no Ensino Fundamental II de escolas públicas regulares. Ao todo, mais de 250 alunos participam anualmente das atividades oferecidas em contraturno escolar, que incluem oficinas recreativas.