O Fundecitrus recebeu, nesta quinta(22) e sexta-feira (23), a visita de técnicos da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, de Maringá (PR), e de produtores de citros da região.
O encontro teve como objetivo atualizar a equipe sobre as principais estratégias de manejo para o controle do greening e do psilídeo. Além da atualização teórica, o grupo visitou pomares da região de Araraquara para acompanhar de perto as principais pragas e doenças que afetam a citricultura.
Durante os dois dias, os visitantes foram acompanhados pela engenheira-agrônoma do Fundecitrus Jaqueline Della Vecchia, que apresentou a importância da tecnologia de aplicação no manejo do psilídeo, reforçando o uso correto da pulverização e da qualidade de aplicação, e do engenheiro-agrônomo do Fundecitrus Olavo Bianchi, que abordou a rotação de produtos e destacou como a integração com técnicos e produtores de outros estados é fundamental para o fortalecimento do setor.
“Essa troca de conhecimento permite alinhar e aprimorar as táticas de manejo, além de facilitar a adoção das melhores práticas de forma mais eficiente. Dessa maneira, criamos condições para que a citricultura se desenvolva de forma sustentável e tecnicamente bem estruturada”, afirma Bianchi.
A Cocamar é uma cooperativa voltada ao agronegócio e à agroindústria, que integra produtores rurais por meio do recebimento, processamento e transformação de produtos agrícolas. A cooperativa oferece apoio técnico aos produtores, industrialização e comercialização de alimentos, insumos e serviços para toda a cadeia do agronegócio. “Essa visita foi muito importante para reforçar a parceria de anos que a Cocamar mantém com o Fundecitrus. As atualizações técnicas são fundamentais para a transferência de tecnologia aos cooperados e para auxiliar na tomada de decisões do dia a dia”, ressalta o gerente técnico de culturas perenes na Cocamar, Gabriel Costa.






