Notícias

Mais de 480 alunos de Flórida Paulista (SP) participam de palestras educativas sobre greening

Mais de 480 alunos de Flórida Paulista (SP) participam de palestras educativas sobre greening

O Fundecitrus promoveu, na última quinta (30) e sexta-feira (31), palestras de conscientização sobre os impactos do greening na citricultura para alunos do ensino fundamental das escolas EMEF Octaviano José Corrêa, em Flórida Paulista (SP), e EMEFEI Marina Militão Rondon, no distrito de Indaiá do Aguapeí (SP).

Com a citricultura em expansão, a iniciativa busca envolver toda a comunidade na preservação dos pomares, já que os citros têm grande importância econômica e social para a região.

O engenheiro-agrônomo do Fundecitrus Sérgio Nascimento explica que ações de conscientização como essa são fundamentais, pois além de levarem conhecimento às crianças, envolvem também seus familiares e toda a comunidade, reforçando a importância do combate à doença. “É uma ampla mobilização, pois as crianças levam essas informações para seus familiares. Com isso, fortalecemos o apoio na substituição de plantas de citros e murtas, encontradas em quintais sem manejo adequado e que servem de fonte para o inseto vetor do greening”, ressalta.

Durante as palestras, as crianças receberam o gibi “Uma aventura no pomar”, material desenvolvido pelo Fundecitrus especialmente para o público infantil, com informações sobre a citricultura e o greening, além de um desenho de uma laranjeira para colorir.

Ao todo, 490 crianças participaram das palestras, que tiveram como objetivo aproximar os estudantes do tema e destacar a importância da prevenção da doença. A ação contou com o apoio da diretora da escola, Vilma Rigoleto de Souza, e da Secretária de Educação de Flórida Paulista, Clélia Corveloni Pardinho.

A iniciativa faz parte das ações educativas do Fundecitrus, que busca ampliar o conhecimento sobre o greening e incentivar a participação da comunidade na valorização da citricultura.