Notícias

Dia de Campo em Urupês (SP) aborda tecnologia e boas práticas na citricultura

Dia de Campo em Urupês (SP) aborda tecnologia e boas práticas na citricultura

A equipe de Transferência de Tecnologia do Fundecitrus participou, nesta quarta-feira (29), do Dia de Campo realizado em Urupês (SP). O encontro fez parte de um ciclo de palestras técnicas voltadas à citricultura e corresponde ao sexto e último módulo, que abordou a importância da tecnologia de aplicação no campo.

O evento contou com dois momentos: a parte teórica, realizada no Sindicato Rural, e a parte prática, no sítio São José, do citricultor José Silvestre Ettruri.

A palestra foi ministrada pela engenheira-agrônoma Jaqueline Della, que destacou a importância da capacitação técnica dos produtores e do conhecimento necessário para garantir que as máquinas estejam devidamente reguladas e calibradas, evitando desperdícios de produtos e contribuindo para o controle do psilídeo e da leprose dos citros. “A capacitação técnica é fundamental para que o citricultor realize de forma eficiente o manejo das pragas e doenças que afetam a citricultura. Compreender os fatores que influenciam a pulverização permite minimizar falhas no processo de aplicação e aprimorar os resultados no campo”, ressalta.

O engenheiro-agrônomo do Fundecitrus Sérgio Nascimento explica que o ciclo de palestras teve papel fundamental na atualização técnica dos produtores de citros da região Urupês. “Ao longo do ano, abordamos temas importantes, como greening, cancro cítrico, doenças fúngicas e pragas. Esses encontros foram oportunidades enriquecedoras para trocar experiências, difundir boas práticas agrícolas sustentáveis e fortalecer a citricultura diante dos principais desafios”, afirma.

Participaram do Dia de Campo 18 citricultores, que acompanharam as técnicas de tecnologia de aplicação para otimizar a eficiência no manejo fitossanitário dos pomares.