Fundecitrus discute pesquisas genômicas na citricultura durante Ciclo ILP-Fapesp

O Fundecitrus participou, no dia 7 de maio, da 2ª edição de 2025 do Ciclo ILP-Fapesp Ciência e Inovação, realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O encontro é resultado de uma parceria entre o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para promoção da divulgação científica dirigida à sociedade, legisladores e gestores públicos.
Nesta edição, o encontro teve o objetivo de mostrar como a genômica impacta cada vez mais a vida das pessoas e pode, ainda, contribuir para a promoção de um futuro com mais saúde e desenvolvimento. O pesquisador do Fundecitrus Nelson A. Wulff apresentou a atuação conjunta das pesquisas realizadas por meio de parceria entre Fapesp e pelo Fundecitrus a partir do sequenciamento genômico da Xylella fastidiosa, bactéria causadora da CVC (Clorose Variegada dos Citros), e os projetos associados ao entendimento do controle, manejo e epidemiologia da doença para auxiliar no controle pelos produtores.
“Esse encontro é muito importante para demonstrar para a sociedade a importância das pesquisas genômicas e suas interações com as demais áreas no processo de combate ou mitigação, por exemplo, de doenças que afetam a nossa citricultura. Hoje, o greening é o maior desafio do nosso setor e as pesquisas nessa área são as mais promissoras para, no futuro próximo, reduzir a incidência da doença nos pomares”, explica o pesquisador.
Wulff também destacou a relevância da criação do Centro de Pesquisa Aplicada em Inovação e Sustentabilidade da Citricultura (CPA), resultado de uma parceria histórica entre Esalq/USP, Fapesp e Fundecitrus, na geração de conhecimento científico e transferência de tecnologia para o controle do greening.
Durante os debates do evento, também foram apresentadas pesquisas sobre o envelhecimento saudável, terapias precisas e customizadas para o tratamento de doenças, auxílio no combate a pragas e doenças que ameaçam a agricultura e desenvolvimento de plantas mais produtivas e adaptadas às condições climáticas.