Lista PIC

Para ajudar o citricultor a se adequar às boas práticas agrícolas e usar apenas produtos autorizados na defesa do pomar, um comitê, formado por institutos de pesquisa, consultores e indústrias produtoras de suco formula e coloca à disposição do produtor uma grade de ingredientes ativos de inseticidas, acaricidas, fungicidas e herbicidas autorizados para uso dentro do programa de Produção Integrada dos Citros (PIC), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Esta grade, conhecida como “Lista PIC” é atualizada periodicamente de acordo com a política de registros de moléculas no Brasil e com as exigências dos mercados consumidores de produtos derivados de citros brasileiros.

O comitê se reúne sempre que necessário e anualmente no mês de maio, onde são retirados os ativos que estão em inconformidade. A data da reunião anual é marcada levando em consideração o planejamento de compra dos produtos para a safra.

A grade é elaborada com a anuência do MAPA, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef).

Participantes do comitê:

- Fundecitrus
- APTA Regional - Colina
- Centro APTA Citros “Sylvio Moreira”
- Citrosuco
- Coopercitrus
- Cutrale
- Estação Experimental de Bebedouro
- Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical
- GCONCI - Grupo de Consultores em Citros
- GTACC - Grupo Técnico de Assistência e Consultoria em Citrus
- Gravena Ltda
- Louis Dreyfus Commodities

Lista atualizada