Meu fundecitrus

Comunicação

Suco de laranja: do aumento da imunidade à redução do risco de doenças crônicas

Pesquisador da USP Franco Lajolo fala sobre os benefícios e potenciais da laranja e seu suco

A laranja é conhecida prin­cipalmente por ser rica em vitamina C, mas é também fonte de compostos es­senciais para a nutrição humana, que colaboram para a prevenção e recuperação de doenças. O Cen­tro de Pesquisas em Alimentos (Food Research Center - FoRc), da Faculdade de Ciências Farma­cêuticas da Universidade de São Paulo (USP), conduz pesquisas, em parceria com o Fundecitrus, que avaliam a importância do consumo da fruta e do suco.

“A laranja e seu suco são a principal fonte de ingestão de vitamina C e de flavonoides [compostos com propriedades antioxidantes e anti-inflamató­rias] na dieta do brasileiro e têm, dessa forma, importante papel na manutenção da nossa saúde em diferentes situações”, afirma o coordenador dos trabalhos no FoRc Franco Lajolo. Professor emérito da USP e membro da International Academy of Food Science of Technology e da Aca­demia de Ciências do Estado de São Paulo, Lajolo se dedica há mais de 50 anos ao estudo das propriedades dos alimentos. Em entrevista ao Fundecitrus, o pesqui­sador fala sobre os benefícios e potencialidades da laranja e seu suco.

 

DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19, O CONSUMO DE LARANJA E SEU SUCO AUMENTOU NO MUNDO. DE QUE FORMA ELES SÃO IMPORTANTES PARA O FORTALECIMENTO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO?

Nossa saúde depende de uma nutrição adequada, que está associada a uma alimen­tação equilibrada em diversos nutrientes. A laranja e seu suco são alimentos que fazem parte de uma dieta balanceada. São fontes de energia, de fibras, de micronutrientes – como vitami­na C, folato, potássio, dentre outros –, e de compostos bioa­tivos, como os flavonoides e os carotenoides. A vitamina C, os flavonoides e os carotenoides têm capacidade antioxidante e anti-inflamatória, participando da modulação do nosso siste­ma imunológico.

 

O QUE É POSSÍVEL DIZER EM RELAÇÃO AO CONSUMO DE LARANJA E SEU SUCO E O NOVO CORONAVÍRUS?

Até o momento não há ne­nhuma evidência científica sobre medicamentos, alimen­tos, vitaminas e suplementos que possam prevenir ou tratar a Covid-19, embora saibamos que uma alimentação equili­brada e rica em vitaminas, mi­nerais e compostos bioativos tem um papel importante na manutenção da saúde.

 

QUE OUTROS BENEFÍCIOS A LARANJA E SEU SUCO TRAZEM À SAÚDE?

A vitamina C e os flavonoides possuem potencial antioxidante, neutralizando radicais livres e re­duzindo os efeitos do envelheci­mento celular; diminuem o risco de desenvolvimento de algumas doenças crônicas não transmis­síveis, como doenças cardiovas­culares e resistência insulínica; e melhoram a função cognitiva. A laranja apresenta também grande quantidade de fibras, que podem contribuir para uma melhora da função intestinal e do controle da glicemia e do colesterol.

 

QUAL A RECOMENDAÇÃO DE CONSUMO PARA CONTAR COM TODOS ESSES BENEFÍCIOS?

A recomendação de consumo de vitamina C é de 45 mg/dia para adultos e de 30 a 35 mg/dia para crianças. Em 100 g de laranja Pera, encontramos em torno de 50 mg de vitamina C, e em 100 ml de suco de laran­ja temos, aproximadamente, 73 mg do nutriente. Para os flavo­noides, há a indicação de pelo menos um copo de suco de la­ranja por dia.

 

O QUE AS PESQUISAS DA USP JÁ DESCOBRIRAM EM RELAÇÃO A OUTROS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE?

Um estudo em andamento ve­rificou que a ingestão diária de suco de laranja pode auxiliar na redução do percentual de gor­dura corporal, principalmente em mulheres, e da concentração de triglicerídeos plasmáticos, auxiliando na redução do risco de ocorrência de diversas doen­ças crônicas, como obesidade, doenças cardiovasculares e dia­betes. Além disso, resultados publicados no Journal of Agri­cultural and Food Chemistry, em 2019, mostram que a inges­tão do suco pode aumentar as bactérias benéficas do intestino delgado.

 

QUE ESTUDOS ESTÃO EM ANDAMENTO E QUE RESULTADOS JÁ POSSUEM?

Está sendo avaliado o efei­to do suco obtido das laranjas Pera e Moro, esta última de cor vermelha e rica em antocianina [corante natural com proprieda­des antioxidantes]. Observou-se que os sucos promovem a redu­ção no perfil lipídico, podem atenuar os efeitos prejudiciais de uma dieta hipercalórica e, principalmente, auxiliam na re­dução do estresse oxidativo [ex­cesso de radicais livres], o que pode ajudar na atenuação do quadro de resistência insulínica. Fica visível a importância da la­ranja e de seguirmos investigan­do suas propriedades.

 

Os estudos citados foram realizados pelas pesquisadoras Neuza Hassimotto, Adriana Rozenbaum, Layanne Fraga e Camille Coutinho.