Meu fundecitrus

Comunicação

Rotação de produtos com diferentes modos de ação deve ser realizada no manejo do psilídeo para evitar a sua resistência

Para evitar a seleção de psilídeos resistentes aos inseticidas, é fundamental que a rotação de produtos com diferentes modos de ação seja realizada. O guia de controle químico do Fundecitrus, elaborado pelos pesquisadores da instituição Geraldo Silva Jr, Franklin Behlau, Marcelo Miranda e Renato Bassanezi foi desenvolvido para ser uma referência à prevenção e controle de psilídeo, além de cancro cítrico e pinta preta.

No caso do psilídeo, o material exibe os inseticidas que apresentam eficácia e diferentes modos de ação contra o inseto, e informa qual frequência, dose e aplicação devem ser utilizadas de acordo com a idade do pomar. Para a rotação, devem ser utilizados, no mínimo, três inseticidas com diferentes modos de ação.

O guia está disponível para download no site do Fundecitrus. Acesse pelo link: https://www.fundecitrus.com.br/comunicacao/manual_detalhes/guia-de-controle-quimico/80

A nova edição da revista Citricultor destaca a alta população de psilídeos observada no campo nos últimos meses. Para ler o conteúdo, acesse: https://www.fundecitrus.com.br/comunicacao/revista_detalhes/revista-citricultor---edicao-53/69.