Greening é tema de discussão em seminário de citricultura, em Goiás

O Fundecitrus participou, nesta quarta-feira (30/04), do encontro “Seminários de Citricultura - Potencialidades da citricultura em Goiás”, realizado no Instituto Federal Goiano, no campus de Morrinhos. O evento, destinado a produtores, técnicos e estudantes, discutiu temas importantes para o setor, como variedades de porta-enxertos, produção de muda, construção de solo e manejo foliar e os impactos do greening e medidas de manejo para a contenção da doença.
A engenheira-agrônoma do Fundecitrus Verônica Kastalski apresentou a palestra “Incidência de greening: cinturão citrícola e regiões de expansão”, reforçando a necessidade de estabelecer medidas preventivas para conter a entrada do greening em pomares comerciais que estão sendo implantados na região. “Para essas regiões da expansão da citricultura, onde a incidência de greening é baixa, é muito importante trabalhar com a inspeção e eliminação de plantas contaminadas, dentro e fora dos pomares comerciais. O bom manejo do psilídeo também é indispensável, com a utilização de produtos com boa eficácia, na dose correta e realizando a prática de rotação dos grupos químicos em um intervalo adequado de aplicação”, reforça. A eliminação de plantas contaminadas também integra as ações recomendadas pelo Fundecitrus, reduzindo as fontes de inóculo da bactéria do greening.
No mesmo evento, o pesquisador da Embrapa no Fundecitrus, Eduardo Girardi, ministrou a palestra “Diversidade de cultivares de copa de citros para o mercado de mesa e indústria”. Na parte da tarde, houve visita de campo para que os participantes do evento pudessem acompanhar na prática algumas das orientações abordadas nas palestras.
Cerca de 100 pessoas participaram do encontro. O evento é uma realização do próprio Instituto Federal Goiano e da Embrapa Mandioca e Fruticultura.