O Fundecitrus realizou, nesta quinta-feira (30), em Jales (SP), mais uma edição do Citros em Foco. O evento, que reuniu 180 citricultores, abordou o manejo do greening e da leprose.
O engenheiro-agrônomo do Fundecitrus Éder Cardoso abordou o controle do greening na região, que apresenta baixa incidência da doença. Ele destacou que, nessas áreas, o principal ponto de atenção é a erradicação das plantas doentes, prática essencial para manter a baixa presença do problema. “Além da boa pulverização e da rotação adequada dos produtos, o fator mais importante é eliminar as plantas contaminadas. Essa é a base para manter o greening sob controle em regiões como a noroeste do estado de São Paulo”, explicou.
O profissional reforçou que o trabalho preventivo e contínuo dos citricultores é fundamental para manter a região com baixos índices da doença. “O citricultor está em uma região com nível de greening ainda baixo, e o objetivo do Fundecitrus com esses encontros é justamente fortalecer esse trabalho e toda a cadeia produtiva. Se mantivermos o controle eficiente do inseto vetor e a eliminação das plantas doentes, conseguimos preservar esse cenário. O segredo está em seguir com rigor todos os pilares do manejo, pulverizações eficientes com produtos de qualidade e bem rotacionados, e a erradicação das plantas contaminadas”, ressaltou Éder.

Já a engenheira-agrônoma do Fundecitrus Jaqueline Della Vecchia apresentou informações sobre a leprose dos citros, destacando a importância de uma análise ampla das causas da doença. “O aumento da leprose não está ligado a um único fator, mas a um conjunto de condições que favorecem o seu avanço. Para controlar de forma eficiente, é essencial realizar inspeções frequentes, utilizar os acaricidas corretos, fazer a rotação de produtos e garantir a qualidade das aplicações. Quando todos esses pilares são seguidos, as chances de sucesso no manejo aumentam significativamente”, explicou.

O Citros em Foco é uma iniciativa do Fundecitrus que percorre diferentes regiões citrícolas, levando informações práticas e atualizadas para contribuir com o manejo integrado e a sustentabilidade da citricultura.






