Pesquisa e Desenvolvimento

Laboratório de Biotecnologia

O Laboratório de Biotecnologia Vegetal é um dos principais investimentos do Fundecitrus nos últimos anos. Com infraestrutura e equipamentos de ponta e profissionais altamente qualificados, realiza, desde 2009, um programa voltado ao melhoramento genético dos citros com o objetivo de desenvolver plantas cítricas resistentes às principais pragas e doenças.

O projeto é uma parceria com o Instituto de Investigação Agrária de Valência (IVIA), da Espanha, que disponibilizou aos profissionais do Fundecitrus tecnologia e treinamento em biologia molecular e biotecnologia aplicada em citros.

Seu foco de atuação voltado para o greening, principal doença do parque citrícola atualmente. Mas há capacidade para expandir sua ação para outras doenças, como pinta preta e cancro cítrico.

O Laboratório de Biotecnologia conta com uma estrutura anexa de estufas para desenvolvimento de plantas cítricas e produção de material de propagação. A equipe é composta por pesquisadores, técnicos, engenheiro agrônomo e auxiliares.