Equipe Fundecitrus

Rodrigo Facchini Magnani

Rodrigo Facchini Magnani

rodrigo.magnani@fundecitrus.com.br

Doutor e Mestre em Química Orgânica pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde também fez licenciatura e bacharelado em Química. Ingressou como pesquisador no Fundecitrus em outubro de 2012 para trabalhar com os aspectos químicos das interações entre plantas e microrganismos, área na qual atua desde 1997. Para a condução do seu trabalho se especializou em cromatografia e espectrometria de massas, ferramentas analíticas empregadas na detecção, identificação e quantificação de moléculas. Atualmente, colabora nos projetos de melhoramento, manejo de HLB e na investigação dos compostos químicos voláteis de plantas que apresentam atividades atraentes e repelentes de Diaphorina citri.

Nos últimos anos, esteve envolvido em projetos de pesquisas relacionados aos problemas da citricultura brasileira, como a morte súbita dos citros, pinta preta, mancha marrom de alternária e HLB, com foco na investigação dos fatores químicos decorrente das interações fitopatógenos-hospedeiro.

Desempenhou atividades em diferentes companhias nacionais e multinacionais. Atuou como especialista de aplicações em espectrometria de massas e coordenação de laboratórios prestadores de serviços analíticos para os seguimentos de pesticidas, farmacêutico e veterinário. Atuou também como gestor do departamento técnico-científico de empresa de biotecnologia do seguimento de mercado de química fina, produzindo, a partir de processos fermentativos, substâncias químicas de referência, padrões analíticos de alta pureza e moléculas de interesse da indústria farmacêutica.

Desde 2009, é colaborador nas linhas de pesquisa do Laboratório de Bioquímica Micromolecular de Microorganismos - LaBioMMi do Departamento de Química da UFSCar, onde atua como pesquisador associado.

ver currículo