Comunicação

Workshops sobre HLB, mudanças climáticas e genética movimentam Congresso Internacional

Nesta terça-feira (20), segundo dia do Congresso Internacional de Citros, teve início o ciclo de workshops sobre HLB (huanglongbing/greening), as mudanças climáticas e o uso da genética para o combate às doenças e pragas.

O pesquisador do Fundecitrus Renato Beozzo Bassanezi fez palestra sobre as estratégias de manejo de HLB, com apresentação dos dez mandamentos de controle da doença, resultados de pesquisas e as ações do Fundecitrus para manter a estabilidade da incidência de greening. Também nesse workshop, o gerente da instituição Juliano Ayres fez uma homenagem ao pesquisador francês Joseph Bové, falecido em maio, principal mentor do manejo da doença.

Em relação à influência do clima, o pesquisador Gene Albrigo, da Universidade da Flórida, falou sobre a influência do aquecimento global na citricultura, reduzindo a produção e a qualidade dos frutos.

No workshop sobre genética, o pesquisador Bryce Falk, da Universidade da Califórnia, apresentou estudo sobre o uso de tecnologias da área para modificar ao vírus que afetam os citros.

O Fundecitrus irá fazer mais duas palestras no Congresso. Confira:

Quinta-feira:

- Leandro Peña: Estratégias de transgenia para o controle de HLB

- Silvio Aparecido Lopes: Colonização de plantas com a bactéria de HLB

 (Com colaboração da assessoria do ICC)

Tags: