Meu fundecitrus

Comunicação

Secretário Estadual de Agricultura visita o Fundecitrus

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, visitou o Fundecitrus nesta sexta-feira (15) e se reuniu com os conselheiros da entidade. Participaram do encontro também o prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri, e autoridades de prefeituras da região.

O Fundecitrus apresentou ao secretário um plano de trabalho conjunto entre as equipes para o desenvolvimento e a transferência de tecnologia a favor do citricultor com propostas para o manejo do HLB de forma coordenada, a capacitação do produtor; a ação de defesa na erradicação de pomares abandonados.

O cancro cítrico dominou a pauta da reunião, que foi marcada para discutir também o HLB (greening). A principal reivindicação dos citricultores é que as interdições para as propriedades com a doença deixem de existir, uma vez que desde que as inspeções oficiais pararam em 2009, o cancro tem se espalhado pelo parque citrícola.

"O citricultor não pode ser penalizado por a doença entrar em sua propriedade. Ele não quer o cancro cítrico no seu pomar. Ao invés de leis que levem o proprietário a esconder a doença, é preciso incentivar ações conjuntas de apoio e orientação", afirmou o prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri.

Esta é a quarta vez que o Fundecitrus trata sobre a situação do cancro cítrico com Arnaldo Jardim, desde que ele assumiu em janeiro. " O secretário tem se mostrado muito aberto à discutir a modernização das políticas públicas de defesa sanitária da citricultura, mas temos que ter em vista que o tempo é fundamental, uma vez que a doença vem se alastrando e precisamos agir antes que ela tome todo o estado", afirmou o presidente do Fundecitrus, Lourival Carmo Monaco.

O secretário Arnaldo Jardim conheceu o laboratório de Biotecnologia do Fundecitrus, onde são desenvolvidas pesquisas para o melhoramento genético de citros buscando plantas mais resistentes a doenças e pragas.

"O Estado de São Paulo tem um importante centro de pesquisas de citros que é o Centro de Citricultura (Sylvio Moreira) de Cordeirópolis, mas nos dá mais tranquilidade saber que também há instituições como o Fundecitrus, capaz de buscar as soluções que o citricultor precisa", afirmou o secretário.