Meu fundecitrus

Comunicação

População de psilídeo está acima da média no inverno

O monitoramento da população de psilídeos – inseto transmissor do HLB (greening) – em todo parque citrícola feito pelo Fundecitrus por meio do sistema de Alerta Fitossanitário – Psilídeo apontou um aumento expressivo no outono e inverno, período que, normalmente, a população é muito baixa.

Em virtude desse crescimento, o sistema está emitindo alerta de controle conjunto para as regiões de Araraquara, Bebedouro, Casa Branca, Frutal e Lins de 14 a 21 de setembro e para as regiões de Avaré e Santa Cruz do Rio Pardo de 19 a 26 de setembro. Essa pulverização regional tem o objetivo de diminuir a população do psilídeo antes do início da primavera, época em que, tradicionalmente, há pico da população do inseto, devido ao grande ciclo de brotações do período.

O aumento atípico é causado, provavelmente pelas chuvas acima do normal em maio e junho e em agosto. “Com falta de um período prolongado de estresse hídrico, as plantas continuaram vegetando e a população de psilídeo se manteve alta”, afirma o pesquisador Renato Beozzo Bassanezi.

Em todas as regiões do Alerta Fitossanitário o índice médio de psilídeos por armadilha adesiva entre a primeira quinzena de abril e a segunda quinzena de agosto foi alto, com destaque na região de Bebedouro, onde o aumento foi 555% em relação ao mesmo período do ano passado. Nas regiões de Casa Branca e Araraquara, onde normalmente o estresse hídrico é maior no outono e inverno, a população de psilídeo esse ano foi 80% maior que em 2015. Nas regiões de Avaré e Santa Cruz, também houve aumento, mas em menor proporção: de 13% e 27% respectivamente.

O controle de psilídeo nos pomares é o ponto chave do controle do HLB. Por se tratar de um vetor, apenas um inseto encontrado é suficiente para determinar a necessidade de pulverização.

A pulverização conjunta entre vizinhos de uma área faz parte do manejo regional de HLB e evita  que o psilídeo migre de uma propriedade para outra no momento das aplicações. Isso garante um período maior de controle da população do inseto, resultando em menor necessidade de pulverizações.

O programa do Alerta Fitossanitário é um serviço gratuito oferecido pelo Fundecitrus aos citricultores, para monitorar a população de psilídeos. O sistema engloba uma área de 230 mil hectares (55% do parque citrícola), monitorando 105 milhões de plantas, em cerca de mil propriedades, em mais de 140 municípios de São Paulo e Minas Gerais. Para incluir sua propriedade no sistema, o citricultor deve acessar o link: http://www.fundecitrus.com.br/alerta-fitossanitario . Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 11 2155.

O Alerta Fitossanitário tem o apoio das empresas amigas do citricultor Bayer CropScience, FMC, Koppert e Syngenta.