Meu fundecitrus

Comunicação

Plantas transgênicas são testadas no campo

O Fundecitrus iniciou, em dezembro de 2013, nova fase em suas pesquisas com plantas geneticamente modificadas (GM) para a resistência à pinta preta e não atratividade à mosca das frutas e instalou um plantio para testes em condições de campo.

O plantio das mudas transgênicas está localizado em Ibaté e é constituído por 650 mudas cítricas GM, com 325 mudas não-GM para controle dos testes. Seguindo os procedimentos aprovados pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), estas plantas estão cercadas por uma bordadura formada por 1.664 mudas não-GM.

Segundo o pesquisador do Fundecitrus Nelson Arno Wulff, o estudo é o primeiro no Brasil a avaliar no campo o desempenho de plantas transgênicas para a resistência de doenças. "As etapas anteriores mostraram que as plantas GM têm potencial para tolerância à pinta preta, à mosca das frutas (Ceratitis capitata) e ao cancro cítrico, mas é necessário o plantio e o florescimento para que testemos essas plantas em situações reais, com sol, chuva e seca, condições fitossanitárias, como a presença de outras doenças, e condições operacionais".

As pesquisas no campo vão se estender por sete anos e meio - prazo estimado para que as plantas possam atingir a plena produtividade e para que os frutos possam ser avaliados em diferentes anos.