Comunicação

Pesquisador do Fundecitrus participa de I Encontro de Biomatemática da Unicamp

O pesquisador do Fundecitrus Renato Beozzo Bassanezi participou do I Encontro de Biomatemática da Unicamp, em Campinas, em 20 de fevereiro de 2017, e fez palestra sobre “modelagem de danos causados por doenças em cultura perene: o caso do huanglongbing dos citros”.

O pesquisador abordou como foi desenvolvido um modelo matemático para estimar os danos de HLB (huanglongbing/greening) em função da idade com que a doença se inicia no pomar e do manejo realizado. Esse modelo envolve o progresso da incidência de plantas doentes, o progresso da severidade dos sintomas nas plantas e a relação entre severidade dos sintomas e produção. “Com base nesses modelos foi desenvolvido um simulador para estimar a produção futura do pomar com HLB em função do manejo adotado e da idade das plantas quando infectadas”, diz Bassanezi.

O Fundecitrus está desenvolvendo em conjunto com as pesquisadoras Silvia Miranda e Andreia Adami, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, Cepea/USP, um novo modelo matemático que incorpora os custos de manejo e as receitas da produção (valor da caixa colhida), com o financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).