Meu fundecitrus

Comunicação

Parte da história do Fundecitrus

Em 1994, Ademerval Garcia assumia a presidência do Fundecitrus para guiar a instituição por novos caminhos, priorizando e fortalecendo a geração de conhecimento.

Para isso, Garcia trouxe para a equipe o renomado pesquisador francês Joseph Marie Bové. Os estudos e importantes descobertas realizadas a partir de então levaram ao reconhecimento internacional da comunidade científica e tornaram o

Fundecitrus referência para o setor citrícola no mundo. Sob sua gestão, foram iniciadas as ações e pesquisas sobre o greening (huanglongbing/HLB), antecipando-se à chegada da doença ao Brasil.

Advogado por formação, Garcia logo transferiu-se para a área de Administração e teve toda a sua carreira ligada ao agronegócio. A partir da década de 1970, atuou na fundação e instalação de empresas alimentícias no País, trabalhou na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) e, de 2009 a 2014, liderou projeto sobre suco de frutas em multinacional no exterior. Por 20 anos, esteve à frente da Associação Brasileira de Exportadores de Cítricos (Abecitrus).

Simultaneamente, presidiu o Fundecitrus até 2004. Segundo ele, parte de sua contribuição advém do fato de não possuir formação agronômica. “Quando você não é técnico, você traz conhecimento de todo lado. Isso é o que fizemos com o Fundecitrus e o que o Fundecitrus continua fazendo até hoje”, diz.

 Para a edição comemorativa dos 40 anos da instituição, Garcia concedeu entrevista à revista Citricultor. Confira no link: http://www.fundecitrus.com.br/comunicacao/revistas

 

 

Tags: