Comunicação

ICC recebe mil participantes de 50 países

O primeiro dia do XIII Congresso Internacional de Citros, em Foz do Iguaçu/PR, contou com a presença de mil participantes de 50 países. No estande do Fundecitrus, passaram pesquisadores, estudantes e citricultores de diversos países como China, Egito, Turquia, Chile, México e Estados Unidos, interessados em conhecer a instituição e os trabalhos desenvolvidos.

A primeira palestra do Fundecitrus no evento foi realizada pelo pesquisador Marcelo Miranda, que abordou a influência do tamanho das brotações no controle químico de psilídeo Diaphorina citri, inseto transmissor de HLB (huanglongbing/greening).

A pós-doutoranda Lourdes Carmona López também fez apresentação nesta segunda-feira. Ela falou sobre o efeito das baixas temperaturas no acúmulo de antocianinas, composto benéfico à saúde, na variedade de laranja sanguínea Moro.

No total, serão apresentados 16 trabalhos do Fundecitrus ao longo do Congresso em workshops, apresentações orais e pôsteres. Confira abaixo a programação das próximas palestras: 

Terça-feira:

- (15h15) Geraldo Silva Junior – Sistema de previsão de podridão floral

- (16h15) Renato Beozzo Bassanezi – Pesquisas e estratégias para o controle de HLB no Brasil

Quinta-feira:

- (09h30) Leandro Peña: Estratégias de transgenia para o controle de HLB

- (16h15)  Silvio Aparecido Lopes: Colonização de plantas com a bactéria de HLB

(Com colaboraçao da assessoria do ICC)

Tags: