Meu fundecitrus

Comunicação

Fundecitrus treina agentes do Instituto Mineiro de Agropecuária

O Fundecitrus realizou treinamento sobre greening (huanglongbing/HLB) com 29 profissionais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) em sua sede, em Araraquara, nos dias 12 e 13 de agosto. O IMA é responsável pela execução das políticas públicas de defesa sanitária animal e vegetal de Minas Gerais.

O treinamento ministrado por dois engenheiros agrônomos do Fundecitrus teve como meta transmitir conhecimentos sobre a identificação, prevenção e controle da doença, com orientações sobre sintomas, manejo e reconhecimento e monitoramento do psílideo Diaphorina citri, inseto transmissor do greening.

Além da parte teórica, os participantes fizeram práticas nos laboratórios do Fundecitrus e em um pomar. De acordo com a engenheira agrônoma do IMA de Caratinga, Márcia Andrade, o greening está chegando no sul de Minas Gerais e participar do treinamento do Fundecitrus colaborará com a identificação do psílideo e reconhecimento da doença nos pomares.

O fiscal agropecuário de Pouso Alegre Walter Schimidt, afirma que o treinamento ajudará na prevenção e controle do greening, como medida de evitar o crescimento da doença e prejuízos à citricultura mineira. "Fiquei contente com a oportunidade de participar de um treinamento em uma instituição respeitada e especializada como o Fundecitrus, foi muito proveitoso", afirma.