Meu fundecitrus

Comunicação

Fundecitrus recebe homenagem da FAO pela contribuição para o controle do HLB

O Fundecitrus - Fundo de Defesa da Citricultura recebeu o reconhecimento da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) pela contribuição na implementação do manejo regional do greening (HLB) na América Latina e Caribe.

O certificado foi entregue ao pesquisador do Fundecitrus Renato Bassanezi durante a reunião da FAO, que ocorreu em Santiago, no Chile.

Desde 2011 o Fundecitrus tem contribuído com o projeto da FAO de "Assistência Técnica para a Gestão Regional do Huanglongbing na América Latina e Caribe.

A reunião em Santiago discutiu os "avanços e desafios do manejo regional do HLB na América Latina e Caribe. Bassanezi foi o único representante brasileiro no encontro e apresentou os resultados do manejo regional do HLB realizado pelos citricultores de São Paulo com a ajuda do Fundecitrus.

Também participaram do evento outros membros do Comitê Regional de Especialistas em HLB para compartilhar suas experiências no manejo da doença em seus países.

O HLB é a pior doença da citricultura e pode levar a planta à morte. Desde a chegada da doença no Brasil, em 2004, já causou a erradicação de 38,8 milhões de pés de laranja. Na América Latina, o HLB está presente também no Paraguai, Argentina, Belize, Costa Rica, Guatemala, Honduras, Nicarágua e quase todas as ilhas caribenhas, com exceção apenas de Santa Lucia, São Vicente e Granadinas, Barbados, e Trinidad e Tobago.

A melhor maneira de combater a doença é fazer o manejo conjunto, com a participação de várias propriedades de uma região tomando as medidas de controle do inseto transmissor e erradicando as plantas doentes.