Meu fundecitrus

Comunicação

Fundecitrus realiza curso sobre controle de cancro cítrico em Ibitinga

O Fundo de Defesa da Citricultura – Fundecitrus realiza um curso sobre controle de cancro cítrico, em Ibitinga, em 25 de abril (sexta-feira), das 8h30 às 16h30, no hotel Victória Park. O objetivo é capacitar citricultores, engenheiros agrônomos e administradores de propriedades produtoras de citros para a tomada de decisões sobre o combate à doença. O curso tem o apoio da Bayer Cropscience.

No curso serão abordadas questões como a importância da doença, a situação atual da incidência no estado de São Paulo e no Brasil, a distribuição geográfica, o ciclo de contaminação, a influência do minador no citros na gravidade da infestação, sintomas, diagnose e as medidas de controle em áreas endêmicas e sob erradicação. Também haverá estudos de caso, práticas de identificação de sintomas e de testes do kit que permite o diagnóstico rápido no campo.

O Fundecitrus criou o treinamento em 2013 para apoiar o produtor na prevenção do cancro cítrico. No ano passado, foram realizados seis cursos na sede do Fundecitrus, em Araraquara, capacitando 152 pessoas. Este ano, já foram realizados cursos em Bebedouro, Itajobi, Votuporanga e Mococa. Também serão realizados cursos em Mogi Mirim (08/05), Avaré (22/05), Araraquara (19/08) e Lins (28/08).

O curso é gratuito. As vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo site do Fundecitrus no endereço www.fundecitrus.com.br/cursos/inscricao ou pelo telefone 0800 112155.

O cancro cítrico tem atingido um número crescente de pomares nos últimos anos. Em 2012, a doença estava em 1,39% de talhões do estado de São Paulo, segundo levantamento amostral do Fundecitrus. Os relatórios de inspeções recebidos pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), da Secretaria Estadual de Agricultura, apontam que 70,7 mil plantas foram erradicadas no segundo semestre de 2013, devido à doença.

 

Serviço:

Curso de controle estratégico de cancro cítrico

Data: 25 de abril de 2014

Local: Hotel Victória Park – Rua Prudente de Moraes, 493 – Ibitinga/SP.

Horário: 8h30 às 16h30

Inscrições: www.fundecitrus.com.br/cursos/inscricao  ou 0800 112155