Meu fundecitrus

Comunicação

Fundecitrus realiza curso de inspeção de pragas

Engenheiros agrônomos do Fundecitrus ministraram curso de inspeção de pragas, nestas quarta e quinta-feira (31), na sede da instituição, em Araraquara/SP. A capacitação teve duração de 13 horas, divididas nos dois dias, e contou com a presença de mais de 20 pessoas, entre elas inspetores, consultores e administradores de fazenda.

O conteúdo abordou pragas como ácaros, cochonilhas, insetos transmissores de doenças, bicho-furão, mosca das frutas, brocas, besouros, lagartas, minador dos citros e pulgões. Também foram apresentados inimigos naturais das pragas de citros, entre eles predadores, joaninhas, fungos e parasitoides. Além de exposições teóricas, os participantes identificaram as pragas em laboratório e no campo.

"A capacitação dá o embasamento necessário para a tomada de decisão nos pomares e para o controle das principais pragas que afetam os citros", afirma Ivaldo Sala, agrônomo do Fundecitrus. 

Dois participantes vieram de Uraí/PR, a cerca de 400 quilômetros de Araraquara, para participar do curso. Adilson Neves da Silva conta que era tratorista, mas começará a trabalhar como inspetor em fazenda de citros e estava em busca de mais conhecimento na área. "Vim para aprender e conhecer melhor as pragas e estou saindo satisfeito, pois atingi meu objetivo", completa.

Já o colega Roberto Flausino Campos, que trabalha com inspeção há alguns anos, buscava reciclagem e informações atualizadas. "Precisava aprimorar meus conhecimentos, o curso trouxe novas experiências, principalmente, na parte prática", afirma.