Meu fundecitrus

Comunicação

Fundecitrus participa do 36° Congresso Paulista de Fitopatologia

Pesquisadores do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) participarão do 36° Congresso Paulista de Fitopatologia (CBF 2013), que será realizado de 19 a 21 de fevereiro, no Instituto Biológico, em São Paulo.

Os pesquisadores Renato Beozzo Bassanezi e José Belasque Junior, farão parte de uma mesa redonda que discutirá a epidemiologia e manejo das principais doenças de citros no Brasil, no primeiro dia do evento.

Os debates serão iniciados com a palestra “Epidemiologia e manejo regional do Huanglonbing (HLB / greening)”, ministrada por Bassanezi, a partir das 13h. Considerada a pior doença da citricultura atualmente, o greening é transmitido pelo psilídeo Diaphorina citri. A doença surgiu nos pomares paulistas em 2004 e vem crescendo no estado.

Um das formas de controle da doença, comprovadamente eficaz, é o manejo regional, no qual os produtores se unem para monitorar a presença do inseto transmissor e para fazer a pulverização conjunta, além de erradicar as plantas com sintomas. “A realização do controle em todos os pomares ao mesmo tempo reduz a população do psilídeo na região, diminuindo as chances de reinfestação e garantindo maior tempo de controle, o que se reverte em menos aplicações e gera economia e diminuição de impactos ao meio ambiente”, afirma Bassanezi.

Em seguida, Belasque apresentará a “Situação do cancro cítrico no país e seus desafios”. A doença apresenta crescimento no parque citrícola paulista desde 2009. “A incidência do cancro cítrico é ainda baixíssima em São Paulo, com 1,39% dos talhões contaminados, mas cresceu 893% desde 2009, quando a incidência da doença era de 0,14%”, afirma o pesquisador.

O congresso é um dos mais tradicionais eventos técnico-científicos da área e reúne os mais importantes especialistas do país. É realizado pela Associação Paulista de Fitopatologia, com apoio das instituições de pesquisa e universidades do estado de São Paulo.

Tags: