Meu fundecitrus

Comunicação

Fundecitrus oferece cursos para capacitação de inspetores de pragas

O Fundo de Defesa da Citricultura – Fundecitrus está com dois novos cursos para inspetores de pragas de citros. A partir de abril, a instituição irá capacitar funcionários de pomares em inspeção de pragas e monitoramento de psilídeo (inseto transmissor do greening). Os cursos são gratuitos.

Inspetor de pragas
O curso para inspetor aborda sete grupos de pragas – ácaros, insetos vetores de doenças, cochonilhas, mosca negra e mosca branca, lagartas, bicho furão e mosca das frutas, e brocas e besouros de raiz – e um grupo de inimigos naturais destas pragas. Em todos os módulos, são estudados as características, o ciclo de vida, os danos, os sintomas, formas de amostragem no campo e o preenchimento das fichas de inspeção.

A capacitação é de 24 horas, divididas em três dias (de terça a quinta), com atividades teóricas e práticas, realizadas na sede do Fundecitrus, em Araraquara, e em pomares da região. Os cursos serão realizados uma vez por mês. A primeira turma será de 23 a 25 de abril.
O Fundecitrus também oferece uma versão in company para ser realizada em sítios e fazendas, desde que haja as condições necessárias e o número mínimo de participantes para as aulas.

Monitoramento de psilídeo
O psilídeo tem sido, nos últimos anos, a praga mais combatida da citricultura, por ser o transmissor do greening, doença grave que tem se alastrado pelo polo citrícola paulista. Mas, em muitos pomares de citros, não há pessoas preparadas para reconhecer o inseto.
Pesquisas do Fundecitrus mostram que o inspetor treinado é mais eficiente na identificação do psilídeo na planta e nas armadilhas em comparação àqueles que não tiveram treinamento.

Para suprir essa demanda, o Fundecitrus criou um curso de monitoramento de psilídeo para ser realizado em fazendas e pomares de citros. Com aulas teóricas e atividades práticas, o treinamento ensina técnicas da inspeção, capacita para a identificação do psilídeo no pomar e explica o ciclo de vida do inseto.

As inscrições ou solicitações para os cursos podem ser feitas pelo telefone 0800 112155 ramal 3 ou pelo e-mail cient@fundecitrus.com.br .

Tags: