Meu fundecitrus

Comunicação

Fundecitrus leva suas pesquisas para a Semana da Citricultura

O Fundo de Defesa da Citricultura – Fundecitrus irá levar seus 20 anos de pesquisa para a 36ª Semana da Citricultura, que acontece de 2 a 5 de junho, no Centro de Citricultura Sylvio Moreira, em Cordeirópolis (SP).

No estande do Fundecitrus serão expostas pesquisas realizadas desde 1994, quando foi criado o departamento científico da instituição.  Os visitantes poderão conhecer o trabalho do laboratório de diagnose, saber sobre o funcionamento do alerta fitossanitário – psilídeo e sobre trabalhos de repelência a Diaphorina citri, além de se atualizar sobre as novas tecnologias que estão sendo aplicadas no campo.

O destaque do estande será o processo de criação de Tamarixia radiata ­ vespa que realiza o controle natural do psilídeo e está sendo produzida pelo Fundecitrus e pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) para ser solta em áreas onde não há controle de psilídeo para diminuir a sua população.

Os pesquisadores e agrônomos do Fundecitrus estarão à disposição para tirar dúvidas dos visitantes sobre a pesquisa e manejo de doenças como Huanglongbing (HLB), o greening, pinta preta e cancro cítrico.

Palestras

Os pesquisadores do Fundecitrus irão participar dos ciclos de palestras técnicas que ocorrem no auditório da Semana da Citricultura.

Na abertura do evento, na segunda-feira (2), às 15h40, o pesquisador Renato Beozzo Bassanezi falará sobre os três anos de pesquisa envolvendo o uso de nutrientes e indutores de resistência no progresso do HLB e na produção de plantas doentes.

Na terça-feira (3), o foco será o HLB com palestra às 8h30 conduzida pelo gerente do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do Fundecitrus, Antonio Juliano Ayres. Em seguida, às 9h15, o pesquisador Renato Beozzo Bassanezi fala sobre o progresso espacial e temporal da doença nos seus dez anos de permanência em São Paulo. O pesquisador Marcelo Pedreira de Miranda, às 11h15, fala sobre a importância do alerta fitossanitário do pslídeo Diaphorina citri.

Na quarta-feira (4), às 15 horas, o pesquisador Geraldo José da Silva Júnior mostra como controlar a pinta preta com redução de custos e o pesquisador Franklin Behlau faz palestra sobre como controlar o cancro cítrico com aplicações menores de cobre, às 16 horas.