Meu fundecitrus

Comunicação

Fundecitrus já mapeou 156 mil hectares de citros

Agentes de pesquisa estão percorrendo pomares de São Paulo e do Triângulo Mineiro para fazer censo da citricultura

O censo da citricultura que está sendo realizado pelo Fundecitrus já percorreu 273 mil quilômetros entre os estados de São Paulo e Minas Gerais mapeando os pomares de laranja.

Após dois meses de pesquisa foram mapeados 156 mil hectares de citros em 202 municípios. Destes 75 já foram finalizados e outros 127 ainda estão em andamento. Ao todo, 447 municípios serão visitados para o levantamento. O trabalho envolve 43 agentes de pesquisa.

O Fundecitrus iniciou o censo em novembro para conhecer os detalhes da produção de citros do estado de São Paulo e Minas Gerais, a principal região citrícola do Brasil, responsável pela maior produção de suco de laranja do mundo.

Agentes da Pesquisa de Estimativa de Safra - PES, como foi chamado o levantamento visitam as propriedades de citros e fazem a medição de área e apurar espaçamento entre as plantas e o número de árvores produtivas, improdutivas.

As informações serão balizadas por imagens coletadas por satélite entre maio e outubro de 2014, de alta resolução, que possibilita identificar as árvores nos pomares. Os resultados deverão ser divulgados em maio.

No momento entre os municípios com o mapeamento em andamento estão Ibitinga, Jales, Bebedouro, Monte Azul Paulista, Mirassol, Marília, Pirassununga, Araras, Rio Claro, Limeira, Duartina e Piracicaba.

Estimativa de safra

O censo do parque citrícola irá servir de base para o trabalho de estimativa de safra de laranja, que será feita por amostragem, com árvores sorteadas de acordo com variedade, região e idade. As plantas serão derriçadas, ou seja, terão os frutos colhidos antecipadamente, com autorização do citricultor, que será reembolsado pelos frutos colhidos.

A estimativa oficial de safra será divulgada no mês de maio, com reestimativas em setembro e novembro. A partir de 2016, haverá uma estimativa prévia em fevereiro.

Os resultados irão melhorar a qualidade dos dados e a democratização da informação sobre o tamanho e a produtividade da citricultura para toda a comunidade citrícola.

Mais informações sobre a metodologia da pesquisa e identificação dos agentes do Fundecitrus podem ser obtidas no site http://www.fundecitrus.com.br/pes.