Meu fundecitrus

Comunicação

Fundecitrus faz Dia de Campo de cancro cítrico para citricultores paulistas e paranaenses

Eventos serão realizados em 8 e 9 de abril em Xambrê e Guairaçá, no Paraná

O Fundo de Defesa da Citricultura - Fundecitrus realiza em 8 e 9 de abril o primeiro dia de campo sobre cancro cítrico. Os eventos serão realizados em Xambrê e Guairaçá, no Paraná, onde serão apresentados os resultados de dois anos de pesquisa com medidas de prevenção e controle de cancro cítrico e experimentação de variedades resistentes.
O objetivo é mostrar aos citricultores e técnicos paulistas e paranaenses os avanços nas medidas de prevenção e controle do cancro cítrico e a importância da utilização de todas elas para conter a doença. Os eventos têm parceria com a Cocamar e o Iapar - Instituto Agronômico do Paraná.
As pesquisas sobre cancro cítrico do Fundecitrus são realizadas no Paraná porque a doença é de erradicação obrigatória em São Paulo, o que torna proibido a pesquisa em campo no estado.
Na quarta-feira, 8 de abril, o dia de campo será na Estação Experimental do IAPAR, em Xambrê. Os produtores poderão ver de perto a influência na incidência da doença das três principais medidas preventivas: cobre, quebra-vento e controle do minador dos citros.
Na quinta-feira, 9 de abril, serão apresentados os resultados de resistência de 76 variedades de citros que estão sendo testadas na Unidade de Desenvolvimento Tecnológico da Cocamar, em Guaraiçá.


Programação:
8 de abril - 9h - 12h
Local: Estação Experimental do IAPAR - Estrada Santa Fé, km 10 - Xambrê
Visita ao experimento sobre efeito de no combate ao cancro cítrico e apresentação de resultados dos tratamentos de aplicação de cobre, controle do minador dos citros e instalação de quebra-ventos.

9 de abril - 8h30 - 12h
Local: Unidade de Desenvolvimento Tecnológico da Cocamar - Guaraiçá
Visita ao experimento de variedades de laranja para observação de resistência ao cancro cítrico.