Meu fundecitrus

Comunicação

Frio pode favorecer próxima safra

As condições extremas de chuva e frio das últimas duas semanas devem ser positivas para a citricultura.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura Eduardo Girardi, que trabalha em um posto avançado no Fundecitrus, abaixo de 12°C, a planta "hiberna" e ganha força para florescer quando a temperatura aumentar e houver chuva, o que deve ocorrer na primavera e deve ser positivo para a próxima safra.

O frio também atrasa a maturação do fruto e o deixa mais colorido, o que ajuda na comercialização para o mercado in natura.

As chuvas das últimas semanas também ajudaram os produtores que estão colhendo as precoces, uma vez que as frutas ficaram maiores e são necessárias menos frutos para compor uma caixa de 40,8 quilos.

Desde o começo do mês, as condições climáticas vêm chamando a atenção dos produtores agrícolas de São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Há relatos de geadas nas regiões de Aguaí e Avaré, na madrugada desta segunda-feira (14). Na semana anterior, choveu granizo nas regiões de Piracicaba e Duartina. Embora com pouco impacto na citricultura, o gelo pode queimar as plantas, levando a morte de árvores muito novas ou derrubando a produção de árvores mais velhas.